Sunday, February 25, 2007

Diamante de Sangue...


Muito recentemente fui ver um filme que está neste momento nas salas e que já muitos de vós devem ter visto… Diamante de Sangue!
Para mim o tema é muito familiar… não porque o tenha vivido na pele, mas porque realizei um trabalho sobre o tema há pouco tempo.
De facto a minha curiosidade para ver o filme era enorme, quanto mais não seja porque queria ver como era retratada na filme uma realidade tão brutal.
Fui muito bem acompanhada (Cláudia minha amiga ;) )… e temos que admitir que chorámos durante o filme!
Pois é! É que para todos os efeitos e apesar de todas as diferenças somos umas utópicas (c algum pingo de realidade) a quem o sofrimento da Humanidade faz muita confusão.
Mesmo depois de ter lido muitos relatos sobre as amputações e sobre os trabalhos forçados nas minas, ver o filme tornou tudo muito mais real.
Mas este post não tem que ver c aquilo que sentimos… mas sim c aquilo que acho que está ou não a ser feito.
Primeiro o filme refere o desencadear o Kimberley Process, e diz ainda que grande parte do controlo do tráfico de diamantes depende de nós consumidores finais.
Mas será que ainda ninguém percebeu que os diamantes que chegam ao consumidor normal trazem um rótulo legal de um país qualquer????
Será que ainda ninguém percebeu que a rede de corruptos é tão grande que diversos países vizinhos da Serra Leoa, sem capacidade de extracção diamantífera, exportam monstruosidades de dólares de diamantes??? Será pura coincidência????
Pois é… já agora queria apenas dizer mais duas coisas…
Uma é que de facto a Serra Leoa está em paz. Mas espera-se que mais tarde ou mais cedo estale um novo conflito.
Outra é um desabafo pessoal: o momento em que me senti mais incomodada durante o filme foi quando senti que eu e aquela jornalista devemos ter uma costela em comum… é que o pior sentimento de todos é o da incapacidade de ajudar, e que mesmo quando ajudamos por mais que façamos é sempre insuficiente.
Bem… pode ser que a malta que viu o filme tenha algo a dizer!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Não vi o filme, mas há coisas que são iguais em todo o lado...

Verdades óbvias que pretende não se ver...porque incómodas aos inrteresses instalados...

1:28 AM, February 26, 2007  

Post a Comment

<< Home