Saturday, May 12, 2007

O Nosso Umbigo


Hoje, deu-me para escrever…talvez relacionado com um tema em particular, mas sobretudo com vários em geral. Estive a ver o filme Hotel Ruanda e não pude deixar de pensar num que vi há uns tempos o Diamantes de Sangue.
O que têm em comum?

O simples facto de que, aquilo que não nos afecta directamente não nos interessa! Tudo o que esteja para lá do nosso umbigo, não interessa…




A noção de aldeia global está intrínseca no meu ser. Confesso que chorei baba e ranho a ver o filme….é o retrato daquilo que não fizemos. É o retrato do eterno neo-colonialismo…o retrato da manipulação frívola anexa a puro maquiavelismo!

Acredito piamente que as Organizações, hoje em dia, desempenham um papel extremamente importante para o futuro. Aliás, no outro dia, ouvi o Professor Adriano Moreira na televisão dizendo que as Nações Unidas podem não funcionar da melhor maneira, mas é o único lugar onde 192 chefes de Estado se encontram…quer seja para se ignorarem, beber café ou discutir os assuntos do Planeta.

Ainda assim, a política continua a ter que percorrer todos os trâmites diplomaticamente correctos em detrimento do sofrimento e urgência que se possam viver. Foi isso que vi no filme, será essa a nossa consciência. O mundo só olha quando “interessa”. Pena que se tivesse de chegar a um milhão de cadáveres.

É isto que os dois filmes têm em comum, uma frase que nunca mais me saiu da cabeça desde que vi Diamantes de Sangue, e que, infelizmente, considero verdadeira - é que, nas nossas televisões, qualquer notícia relativa a Direitos Humanos ou sobre os verdadeiros problemas internacionais passam nos poucos segundos entre a meteorologia e o futebol.

Infelizmente, deixamo-nos engolir por esta nossa insignificância umbigal esquecendo que todos temos responsabilidades pelo que se passa no mundo, que todos podemos fazer a diferença. É preferível olhar para esses poucos segundos e esquecer do que fazer algo? Afinal, seria colocar-nos perante uma situação de demasiado esforço para com algo, demasiada preocupação…afinal, esquecer e dormir numa almofada fofa é tão melhor…

O mundo é um lugar só, e tudo o que acontece na porta ao lado, deveria preocupar-nos. Ou não?


1 Comments:

Blogger Ana said...

Poix é...
Infelizmente é verdade! Ninguém se preocupa verdadeiramente com os Direitos Humanos nem com o sofrimento que se vive pelo mundo.
Qdo o assunto é mediático e está na ordem dia todos se preocupam e todos choram...
Mas com o passar do tempo vai caindo no esquecimento e depois já não dói, já ñ toca na alma...
Chamem-me o que quiserem (idealista, altruísta, estúpida... whatever) mas eu ainda acredito que é possível mudar estas mentalidades... sei q esta tarefa de fácil ñ tem nada.
Mas enqto formos escrevendo e falando sobre o assunto (aqui, mas de forma mais importante no meio académico)o assunto vai estando na ordem do dia.. e a mobilização da sociedade civil através de organizações informais fica mais fácil...
Eu acredito.. e vou fazendo por isso...

Os dois filme de q falas são de facto chocantes... mas são o "prato do dia" nos países menos desenvolvidos, da África à Ásia.
Dentro em breve vou procurar ajudar a mudar algo... a pouco e pouco.
Será q vale a pena? Não sei. Mas não é por isso q desisto.

2:20 AM, May 14, 2007  

Post a Comment

<< Home